Nesta semana o RP Sem Crise aborda o papel da assessoria de imprensa durante uma crise organizacional. Esta é, sem dúvida, uma das primeiras áreas da empresa – se não for a primeira mesmo - que sente a pressão de uma crise.
Parte essencial do comitê de crises, a assessoria de imprensa é uma das primeiras áreas que deve se preparar e fazer um planejamento de quais atitudes tomar em situações que podem danificar a imagem de uma empresa. Em um primeiro momento, a mídia é o principal meio de comunicação da organização com seus públicos, e cabe à assessoria de imprensa transpassar o posicionamento adotado pela empresa.
O primeiro passo é definir qual será a estratégia de posicionamento da organização para a imprensa. Sua atitude será proativa ou reativa (em que espera ser procurada pelos jornalistas para se manifestar)? O pronunciamento será feito por um porta-voz ou por meio de nota oficial?
As respostas a essas perguntas não seguem uma regra. Tudo depende da empresa envolvida, da proporção da crise e de como ela afeta seus stakeholders.
Confira abaixo os dez mandamentos para a assessoria de imprensa e seus porta-vozes encararem uma crise:
1. Reconheça a crise
2. Análise o fato e tenha explicações ou justificativas razoáveis
3. Não minta nem disfarce
4. Não negligencie o público, principalmente os jornalistas
5. Nunca responda de imediato, sem conhecer a crise
6. Seja claro e objetivo
7. Não fuja das respostas com frases evasivas
8. Prepare material especial para a imprensa, como comunicados e boletins
9. Se prometeu, responda; não deixe o repórter aguardando por muito tempo
10. Mantenha relacionamento interpessoal com todos da empresa assessorada
Fonte dos 10 mandamentos: Escola de Comunicação - Comunique-se
Parte essencial do comitê de crises, a assessoria de imprensa é uma das primeiras áreas que deve se preparar e fazer um planejamento de quais atitudes tomar em situações que podem danificar a imagem de uma empresa. Em um primeiro momento, a mídia é o principal meio de comunicação da organização com seus públicos, e cabe à assessoria de imprensa transpassar o posicionamento adotado pela empresa.
O primeiro passo é definir qual será a estratégia de posicionamento da organização para a imprensa. Sua atitude será proativa ou reativa (em que espera ser procurada pelos jornalistas para se manifestar)? O pronunciamento será feito por um porta-voz ou por meio de nota oficial?
As respostas a essas perguntas não seguem uma regra. Tudo depende da empresa envolvida, da proporção da crise e de como ela afeta seus stakeholders.
Confira abaixo os dez mandamentos para a assessoria de imprensa e seus porta-vozes encararem uma crise:
1. Reconheça a crise
2. Análise o fato e tenha explicações ou justificativas razoáveis
3. Não minta nem disfarce
4. Não negligencie o público, principalmente os jornalistas
5. Nunca responda de imediato, sem conhecer a crise
6. Seja claro e objetivo
7. Não fuja das respostas com frases evasivas
8. Prepare material especial para a imprensa, como comunicados e boletins
9. Se prometeu, responda; não deixe o repórter aguardando por muito tempo
10. Mantenha relacionamento interpessoal com todos da empresa assessorada
Fonte dos 10 mandamentos: Escola de Comunicação - Comunique-se
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