Com o advento da internet, o consumo de mídia mudou e, com ele, o comportamento das pessoas. E o inverso também se mostrou verdadeiro. O comportamento das pessoas mudou, e, com isso, a forma como elas consomem mídia.
Hoje, para impactar o consumidor de forma relevante, as organizações não mais precisam falar com ele, e sim conversar. Da mesma maneira que as mídias sociais são importantes para o desenvolvimento e envolvimento dos consumidores à realidade de uma organização, elas também se fazem igualmente importantes para gerenciar eventuais crises.
Como exemplo, podemos citar o caso do apagão no final de 2009 em que a Usina de Itaipu utilizou o twitter para informar à população o que estava acontecendo. Por volta de meia noite, duas horas depois do início do apagão, a área de comunicação da usina hidrelétrica abriu um perfil oficial no twitter para facilitar o acesso às informações sobre o acidente que deixou milhões de pessoas sem energia.
A transparência é o melhor caminho para construir relações duradouras com todos os públicos envolvidos. Uma postura madura da comunicação é essencial para que as empresas se posiocionem no mercado e, principalmente, durante o gerenciamento de crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário