quarta-feira, 19 de maio de 2010

A importância da comunicação interna durante a crise


Uma sátira é feita por Max Gehringer a empresas que não praticam o que dizem seus valores e princípios, passando uma imagem falsa para seus funcionários. Tal fato certamente é percebido por quem trabalha dentro dessas organizações e é diretamente afetado pelo que acontece no ambiente de trabalho.

Uma empresa que prioriza ou não “o ser humano em primeiro lugar", no momento da crise deve dar prioridade a seus funcionários, passando informações ágeis e corretas, pois eles são parte da empresa e colaboram para o seu funcionamento. Neste momento tão delicado, apresentar um ambiente inseguro onde não são mostrados na prática os princípios da organização, não ajuda nenhuma das partes – nem o funcionário (que pode não conseguir ser tão produtivo), nem a organização (que com esta atitude só piorará a situação). Em um gerenciamento de crise bem feito, o ser humano na empresa deve sim vir em primeiro lugar; e a área de Comunicação Interna deve trabalhar juntamente com o Comitê de Crises para manter seus funcionários bem informados.

Apesar da necessidade de ações imediatas durante uma crise, o mais importante é saber refletir sobre o futuro e compartilhar o panorama com a equipe, evitando incertezas e descontentamento generalizado.

De acordo com o consultor Gustavo Gomes de Matos, autor do livro “Comunicação Sem Complicação – Como simplificar a prática da Comunicação nas Empresas”, as organizações devem agir com transparência e promover o diálogo entre dirigentes, executivos e colaboradores. “Pessoas bem informadas e sensibilizadas pela real situação da companhia têm condições de se engajarem com determinação para superar desafios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário