quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que fazer quando deparado com a crise

A recém-formada em Relações Públicas, Kriscia Vicente Proença, trabalhou na área de Comunicação Social da Infraero de Congonhas, em 2007, quando ocorreu o pior acidente da aviação brasileira. Ela relata que “diante dos sentimentos exaltados das pessoas que estavam ao redor, permanecer fria, com o profissionalismo que o cargo e a situação exigiam, era a parte mais complicada da tarefa”.

As crises acontecem e os profissionais reagem de diversas maneiras deparados com os problemas. Para Larissa Baroni, "gerir a carreira é tarefa que se torna ainda mais difícil em momentos de crise. E, nessas épocas, o desespero e a falta de informação podem levar profissionais - tanto recém-formados como os mais experientes - a cometer erros cruciais na gestão de suas carreiras".

Situações com feridos ou vítimas são as mais árduas de serem administradas, porém algumas dicas listadas abaixo podem colaborar para enfrentar essas situações e evitar arranhões na carreira.

Esconder-se
"Em época de crise, uma série de desculpas vêm à tona para justificar demissões. Daí, alguns profissionais exageram nos cuidados e se escondem demais para não se tornar alvo fácil. Isso, em vez de proteger, pode prejudicar, pois na mira dos gestores também estão os considerados sombras. Ou seja, aqueles que nada têm a contribuir com a empresa. Por outro lado, manter-se no centro das atenções também pode ser prejudicial porque, junto ao destaque profissional, sempre há a inveja. Mostre sua competência, mas conheça o espaço no qual está inserido."
Roberto Heloani, professor de comportamento organizacional e psicologia do trabalho da Unicamp (Universidade de Campinas) e FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Ser flexível
"A inflexibilidade, em momentos de crise, só tende a atrapalhar ainda mais a gestão da sua carreira. Isso porque, geralmente, a situação propicia mudanças de funções e até de departamentos. A resistência é natural, até porque sair da zona de conforto é difícil. Mas é preciso ressaltar que nem sempre as transformações são negativas. Qualquer oposição pode colocar em xeque o seu emprego e ainda uma oportunidade de crescimento. O profissional flexível avalia a situação e cria estratégias para agir."
Camila Mariano, gerente do serviço de apoio a carreira da Catho.

Evitar tomar decisões precipitadas

"As tensões são comuns durante a crise. Portanto, cuidado. Nada de tomar decisões baseadas no desespero. Pondere todos os pontos negativos e positivos e pense bem antes de pedir demissão, trocar de emprego ou manter-se num emprego mesmo que insatisfeito. Em caso de nova proposta de emprego, compare os benefícios da atual e da futura empresa, analise a situação econômica de ambas e verifique se os setores às quais pertencem estão ou não em expansão. Lembre-se que crises estimulam a troca de emprego. Enquanto há mercados em declínio, há muitos outros em expansão."
Adélia Franceschini, consultora de marketing.

Também é importante:
Ter projeto estratégico
Capacitar-se
Evitar ser pessimista ou autoconfiante demais
Ficar alheio às mudanças
Não Deixar de inovar e criar
Não Perder a motivação
Não entrar em pânico

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