quarta-feira, 12 de maio de 2010

A importância de um público interno bem informado


Vimos na entrevista com Mário Persona que a comunicação interna tem um papel fundamental para a organização, em momentos de crise torna-se ainda mais essencial e o cuidado com ela deve ser redobrado.


A crise acontece repentinamente, mas é necessário que se atue rápido, é fundamental que o público interno seja comunicado de forma homogênea e, preferencialmente, em primeiro lugar, pois sua opinião é muito importante em momentos de fragilidade. Segundo Quézia de Alcantara Guimarães Leite *, "os empregados são parceiros e quanto mais bem informado estiverem, mais envolvidos com a empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão".


Quando informados de forma transparente, os funcionários tornam-se aliados imprescindíveis para o bom gerenciamento da crise, uma vez que eles podem vir a ser uma fonte de informação, podem ser questionados sobre a crise, o que a empresa está fazendo e o que eles acham daquilo tudo. Assim, a empresa precisa manter todos informados para unificar seu discurso, para que não haja controvérsias, boatos e ambiguidades nas informações dadas. Quézia diz que "os empregados são os melhores porta-vozes da instituição em que trabalham, sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora", mas para isso é necessário que se tenha uma comunicação integrada, como afirma Mário Persona, para ele "o colaborador pode até saber falar, mas se não for alimentado da mensagem correta e da cultura da empresa, abrir a boca pode ser até pior".


Dessa forma, o processo de comunicação interna precisa ser bem estruturado e valorizado, os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) devem disponibilizar as informações de forma rápida, eficaz e atrativa para que cumpram seu objetivo de disseminar as informações corretamente para todos da organização. Os líderes da empresa são parte fundamental deste processo, eles devem ter um discurso seguro e claro da situação, pois serão questionados por seus funcionários a todo o momento.



* Quézia de Alcantara Guimarães Leite é Técnico em Comunicação Social Jr; Habilitação em Jornalismo pela UFG -Universidade Federal de Goiás. Trabalha na Assessória de Comunicação dos Correios de Goiás.




Um comentário:

  1. Muito boa entrevista! Ele desmistifica muito do que se diz sobre comunicação empresarial. Afinal, nada mais é do que falar o que se acredita ser e o que se pretende ser. Mas principalmente, deixar falar, permitir que falem sobre ela é informação válida demais pra ser desconsiderada.

    Sabemos como pesquisas custam caro e como ter informação é sinônimo de poder. Isto é, ouvir o que querem falar é mais do que obrigação, é poupar investimento extra.

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