Durante a crise, a organização deve evitar a falta de sintonia entre a comunicação tanto com o público interno quanto com o externo. A equipe de comunicação interna deve ser capaz de fornecer informações para o público interno, uma vez que este será o público que conduzirá a organização pós-crise. O principal fator de exclusão para o público interno é saber que ele detém das mesmas informações que a sua empresa quando o conhece pela mídia.
Para evitar este tipo de exclusão é necessário que a empresa tenha primeiramente um planejamento de crise. O segundo passo é manter e aprimorar as formas de comunicação internas, a fim de informar a imprensa, o público interno e externo.
Alguns materiais de comunicação são importantes durante a crise como realeases, comunicados, boletins, e estes já devem ter modelos prontos, para que quando seja necessária sua utilização só precisem fazer pequenos ajustes, para que sua divulgação seja rápida. Alguns desses itens citados são muitas vezes esquecidos e isso pode agravar ainda mais a crise e fazer com que as ações sejam lentas e o processo ineficaz.
Outra informação importante é que é preciso determinar os 5W2H no plano de ação tanto para a comunicação interna quanto para a externa, que inclui o que será ser feito, quem será o responsável, quando será realizado, porque é necessário, onde será feito, como vai ser feito (a estratégia) e quanto vai custar.
Em meio a uma crise, surgem a fadiga, a ansiedade e outras formas de tensão emocional que complicam a situação. Pessoas que lideram a crise podem se cansar, não raciocinar direito e cometer erros e isso, junto com a falta de um pré-planejamento da empresa, pode ser decisivo para o seu não-sucesso. Gerenciar uma crise não é algo impossível. Se a empresa tiver um planejamento prévio e um bom preparo das pessoas que irão trabalhar nela – para que todos saibam como lidar e todos os passos a serem seguidos para que não tropecem no caminho -, tudo ficará mais simples de se resolver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário