quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crises Organizacionais

A crise possui pontencial para provocar prejuízos significativos a uma instituição e conseqüentemente, aos seus integrantes. Quando mal administrada, pode denegrir a credibilidade e a imagem da instituição. Qualquer empresa está vulnerável a enfrentar situações, tais como, desvalorização brusca da moeda, saída de um alto executivo para o concorrente, fracasso nas vendas de um produto recém-anunciado, falência de um cliente significativo, entre outros.


É considerada complexa e tensa a Crise Empresarial com a Opinião Pública, que surge quando algo feito – ou deixado de fazer – pela organização ou de sua responsabilidade afeta, afetou ou poderá afetar interesses públicos relacionados à empresa e o acontecimento tem repercussão negativa junto à Opinião Pública (o que denigre a imagem e credibilidade da empresa).

Noventa por cento das causas que podem gerar uma crise no futuro existem hoje dentro das organizações. Os outros dez por cento serão de outras origens, umas podem vir a se formar dentro da empresa e outras fora. Isso significa que a causa da grande maioria das crises ocorre dentro da própria organização, e metade delas são conhecidas pelo corpo gerencial, que por sua vez não tomam atitudes plausíveis para evitá-las. Observa-se, assim, que os principais motivos de crise – que não derivam de causas naturais - são os da má gestão nas empresas.

Além das várias causas que podem gerar uma crise, há vários envolvidos. Crises relacionadas com o público interno podem ter como fatores: acidentes de trabalho, demissões em massa, violação da legislação trabalhista, discriminação, assédios, violação dos direitos humanos, morte ou afastamento de altos executivos, escândalos como fraudes internas e corrupção, falta de um bom planejamento de comunicação interna, entre outros.

A comunicação interna é fator fundamental em um gerenciamento de crise. O trabalho dessa equipe é cuidar da segurança de todos os funcionários e colaboradores, incluindo clientes, vendedores, vizinhos e líderes da comunidade. Se uma crise acontecer, a equipe de comunicação interna trabalha para passar as informações essenciais a todos os envolvidos, como funcionários, equipes, professores, alunos e pais.

Durante o estágio de planejamento da comunicação de crise, a equipe de comunicação interna reúne informações de contato de todos os funcionários e colaboradores, que devem ser completas e atualizadas frequentemente.

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