terça-feira, 20 de abril de 2010

Comitê de crises

Inúmeros fatores podem gerar uma crise e estarem envolvidos nela, sendo assim, para fazer frente à esta, é fundamental que as organizações constituam um comitê de crises. O gerenciamento de crises é uma atividade que visa a redução de perdas no momento que ocorre uma disrupção no processo produtivo de determinada empresa ou organização. As pessoas que trabalham neste setor devem avaliar os potenciais riscos e preparar planos para agir preventivamente em relação a cada um deles, bem como gerenciar a crise já instalada. Esta atividade possui alta criticidade, visto que lida com um problema - geralmente de grande magnitude - e que mal trabalhada poderá influir diretamente na continuidade desta empresa ou organização, causando até a cessão de suas atividades.

Através de um Sistema de Gerenciamento de Crises, as crises organizacionais com a opinião pública podem ser evitadas. E quando isso não acontecer, elas podem ser administradas pelos comitês de crises, de foma a reduzir os seus estragos. É ironia dizer que uma crise tem hora certa para acontecer. Ao contrário, elas acontecem quando menos se espera. Quem é do ramo, afirma que as crises quase sempre acontecem em momentos onde é difícil se tomar decisões imediatas. Caso a crise ocorra, é melhor que exista apenas uma pessoa responsável para descrever o acontecimento. Tal medida evita o mal entendimento e interpretação equivocada do ocorrido. É de suma importância a agilidade em resposta à mídia e transparência na veracidade. Os demais públicos - colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, sociedade e governo - também devem ser mantidos informados e suas reações, acompanhadas.

Um comentário:

  1. Essa pessoa responsável para descrever o tal acontecimento gerador da crise, muitas vezes é representada (e muito bem!) pelo Relações Públicas!!
    Bjs queridos!!

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