quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Comunicação Interna: Um diferencial durante crises

No “estourar” da crise econômica, em outubro de 2008, uma pesquisa da Weber Shandwick mostrou que 71% das pessoas sentiam que a sua empresa deveria se comunicar mais sobre os problemas econômicos.

Infelizmente, a incerteza causada pela falta de comunicação interna pode reduzir a produtividade dos colaboradores de uma empresa, afetar as interações com clientes e causar danos à marca. A insegurança também pode danificar a cultura da empresa. A comunicação eficaz com o colaborador permite à organização manter um clima organizacional estável, protegendo sua cultura e mantendo a força de sua marca.

Quando os orçamentos têm que ser reduzidos, diante de uma crise, uma tendência das empresas pode ser cortar custos em áreas como Comunicação Interna no momento em que a comunicação com o funcionário é ainda mais essencial.

A comunicação interna pode se tornar um diferencial, criando uma vantagem competitiva. Uma tática é envolver a equipe de Comunicação Interna nas sessões de planejamento estratégico, pois a veracidade e a velocidade das informações disseminadas por essa área são primordiais, uma vez a falta delas pode levar os funcionários a obterem informações imprecisas ou inexistentes e mensagens contraditórias, podendo causar até, numa época de incertezas, medo organizacional.

Empresas que se comunicam de forma eficaz também têm quatro vezes mais probabilidade de relatar altos níveis de engajamento dos empregados se comparadas a empresas que se comunicam com menor eficácia.

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