Vimos nas últimas postagens alguns cases de crise e a importância do alinhamento estratégico. Desse modo, é fundamental que uma empresa invista em um planejamento, esteja bem preparada para enfrentar uma crise e saiba administrá-la de maneira correta, evitando, assim, maiores danos à empresa.
Ao falar de planejamento de crise é interessante ressaltar o guia de 12 ações de planejamento de gerenciamento de crise feito por MÁRIO ROSA, no qual ele cita todos os passos e medidas que a empresa tem que tomar para que seja construído um planejamento sólido.
Ao falar de planejamento de crise é interessante ressaltar o guia de 12 ações de planejamento de gerenciamento de crise feito por MÁRIO ROSA, no qual ele cita todos os passos e medidas que a empresa tem que tomar para que seja construído um planejamento sólido.
Guia das 12 ações:
1) Radiografia da imagem: pesquisa minuciosa do material publicado pela imprensa sobre a organização. A idéia é buscar paradigmas, padrões que venham emergir dos registros da mídia, permitindo ao comitê encarregado de gerir a crise um entendimento sobre o qual é a visão de fora para dentro;
1) Radiografia da imagem: pesquisa minuciosa do material publicado pela imprensa sobre a organização. A idéia é buscar paradigmas, padrões que venham emergir dos registros da mídia, permitindo ao comitê encarregado de gerir a crise um entendimento sobre o qual é a visão de fora para dentro;
2) Auditoria de imagem: saber qual a visão da organização sobre sí mesma;
3) Desenvolver a missão da organização, de forma sintética;
4) Elaborar o código de conduta da organização;
5) Definir o conceito de crise para a organização;
6) Definir o campo de ação do plano de administração de crise;
7) Definir o tipo de crise que a organização poderá enfrentar;
8) Definir os integrantes do grupo de administração de crises;
9) Definir o porta-voz da organização e treiná-lo;
10) Definir as mensagens-chave para a crise;
11) Definir os diferentes públicos/stakeholders (líderes comunitários, jornalistas, fornecedores, grandes clientes, vizinhos, agências reguladoras, empresas do mesmo ramo, analistas do setor, empregados, lideranças sindicais, equipe de vendas, aposentados, diretores e altos executivos de cada empresa ligada à organização, acionistas estrangeiros, nacionais e parceiros, ONG’s);
12) Definir as formas de comunicação para atingir cada público e ser atingido por ele (release, cartas, visitas, conversas telefônicas, videoconferências, assembléias, inserções publicitárias, coletivas, entrevistas, memorandos internos, pesquisas quantitativas e qualitativas etc.)
Para quem quer se aprofundar no assunto, sugerimos duas leituras:
“A era do escândalo” de Mario Rosa.
“A síndrome de Aquiles” de Mario Rosa.
“A síndrome de Aquiles” de Mario Rosa.
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