quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As 12 ações

Vimos nas últimas postagens alguns cases de crise e a importância do alinhamento estratégico. Desse modo, é fundamental que uma empresa invista em um planejamento, esteja bem preparada para enfrentar uma crise e saiba administrá-la de maneira correta, evitando, assim, maiores danos à empresa.

Ao falar de planejamento de crise é interessante ressaltar o guia de 12 ações de planejamento de gerenciamento de crise feito por MÁRIO ROSA, no qual ele cita todos os passos e medidas que a empresa tem que tomar para que seja construído um planejamento sólido.

Guia das 12 ações:

1) Radiografia da imagem: pesquisa minuciosa do material publicado pela imprensa sobre a organização. A idéia é buscar paradigmas, padrões que venham emergir dos registros da mídia, permitindo ao comitê encarregado de gerir a crise um entendimento sobre o qual é a visão de fora para dentro;

2) Auditoria de imagem: saber qual a visão da organização sobre sí mesma;

3) Desenvolver a missão da organização, de forma sintética;

4) Elaborar o código de conduta da organização;

5) Definir o conceito de crise para a organização;

6) Definir o campo de ação do plano de administração de crise;

7) Definir o tipo de crise que a organização poderá enfrentar;

8) Definir os integrantes do grupo de administração de crises;

9) Definir o porta-voz da organização e treiná-lo;

10) Definir as mensagens-chave para a crise;

11) Definir os diferentes públicos/stakeholders (líderes comunitários, jornalistas, fornecedores, grandes clientes, vizinhos, agências reguladoras, empresas do mesmo ramo, analistas do setor, empregados, lideranças sindicais, equipe de vendas, aposentados, diretores e altos executivos de cada empresa ligada à organização, acionistas estrangeiros, nacionais e parceiros, ONG’s);

12) Definir as formas de comunicação para atingir cada público e ser atingido por ele (release, cartas, visitas, conversas telefônicas, videoconferências, assembléias, inserções publicitárias, coletivas, entrevistas, memorandos internos, pesquisas quantitativas e qualitativas etc.)


Para quem quer se aprofundar no assunto, sugerimos duas leituras:

“A era do escândalo” de Mario Rosa.
“A síndrome de Aquiles” de Mario Rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário