sábado, 19 de junho de 2010

Quando a crise é financeira

Em 2008 o mundo enfrentou uma séria crise financeira. Apesar do Brasil ter sido um dos países menos prejudicados, muitas empresas sofreram as consequências dessas crises e tiveram que tomar atitudes em relação a isso, como corte de gastos, de funcionários e etc.

Como comunicar aos funcionários de uma empresa que ela está passando por uma crise financeira sem gerar medo organizacional e o grande desafio da equipe de comunicação interna.

Por isso, a comunicação interna deve sempre trabalhar tendo como base a confiança. Para isso há que criar o hábito de se comunicar com o público interno sempre de modo transparente, assim como contar com canais internos abertos e com credibilidade, que permitam transmitir a informação de forma transparente e honesta.

Face a incerteza ou aos rumores que circulam com uma maior velocidade do que as informações oficiais, é muito importante contar com uma boa estratégia de comunicação, que promova o engajamento, a produtividade e a criatividade como as melhores armas para superar a crise.

Quanto mais os colaboradores se sentem informados, maior é a sua implicação pessoal e menor o rumor ou a especulação, baseados muitas vezes num conhecimento parcial da informação.

A comunicação interna pode ajudar as empresas a superarem a crise mantendo as equipes motivadas, envolvidas e informadas.

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